quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Atividade 3.4 Desenvolvimento de Projeto em Sala de Aula com a Integração de Tecnologias ao Currículo “Relato de Projetos de Trabalho”.

Autor e Co-autor(es)

Autor   Aylana Divina Coelho Rodrigues, Maria Nisse Duarte Coelho Barboza, Irismar Araújo dos  Santos, Sandra Silva  da  Cruz..

ARAGUAÍNA- TO/ Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus

Modalidade/Nível de Ensino

Componente curricular

Tema

Ensino Fundamental Inicial

(4º ano)

Ciências Naturais – Saúde

Língua portuguesa – história em quadrinho

Arte- Experimentação em diferentes  linguagens visíveis   comunicação  e expressão

Sistema respiratório

Produção de texto


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através dessa aula o aluno sistematizará as descobertas que construiu sobre o sistema respiratório, produzindo textos em quadrinho e também desenvolvendo habilidades tecnológicas com o programa HAGÁQUÊ (criação de histórias em quadrinho). Essa aula possibilitará também o desenvolvimento da criatividade das crianças em criar personagens, cenários e falas coerentes com o contexto da história.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Fazer uma roda com slides de história em quadrinho para a turma ler e apreciar esse tipo de texto. Após a leitura questionar as crianças sobre as características desse  gênero  textual  e o significados dos balões.

Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática;
- Data-show. gênero textual, o significados dos balões.

Motivação:

            Antes da aula solicitar que as crianças pesquisem histórias em quadrinhos e tragam gibi para o canto de leitura. Na sala, propiciar momentos prazerosos de leitura de gibi da Turma da Mônica.

Atividade 1

Levar as crianças para o laboratório de informática para lerem histórias em quadrinho no portal da Turma da Mônica. Depois mostrar algumas histórias e tipos de balões  Turma em slides (no data-show). Ler com eles e questionar a turma sobre cada personagem, suas características, sobre o significado de cada balão, sobre as onomatopéias que aparecem nos quadrinhos e sobre os desenhos que estão relacionados com o contexto da história.

Figura 2: Portal Turma da Mônica

  Abaixo sugerimos o site que poderá ser visitado e explorado para a realização da aula.
http://www.portalturmadamonica


Figura 3- Imagem de uma história que poderá ser usada na  aula.

Atividade 2

Após a apreciação das histórias em quadrinho, levar a turma para o laboratório de informática e organizá-las no chão. Apresentar o programa HAGÁQUÊ, mostrando os recursos que ele possibilita. Em seguida relembrar o que eles aprenderam sobre o sistema respiratório (na aula de ciências). Propor a construção coletiva de uma história em quadrinho sobre o sistema respiratório. A professora cria o primeiro quadrinho, usando o data-show para todos acompanharem. Em seguida questionar sobre o próximo cenário, os personagens e as falas. Organizar as crianças de forma que todas participem dando suas ideias. E assim continuar criando os outros quadrinhos. Chamar algumas crianças para criarem os quadrinhos.

Atividade 3

Após a criação coletiva da história em quadrinho, as crianças serão organizadas em duplas para usarem os computadores do laboratório. As crianças vão explorara  o programa HAGÁQUÊ e criar livremente histórias em quadrinho.

                       

Atividade 4

Imprimir a história em quadrinho coletiva que fizeram para colorirem e colarem no caderno de ciências.

Sugestões

1-Sugerimos que os alunos apresentem as produções que conseguiram fazer no HAGÁQUÊ.

Recursos pedagógicos
Gibi no canto de leitura    
Recursos complementares
Internet, computador, data-show, câmera digital, papel, lápis de cor.
Avaliação
Os alunos serão avaliados em todas as etapas da atividade, desde a manifestação do conhecimento prévio sobre histórias em quadrinhos até a elaboração desse gênero textual e as falas correspondentes ao que aprenderam sobre sistema respiratório. A professora deverá observar também conteúdos atitudinais como saber esperar a vez de falar, ouvir o colega, respeitar a ideia do outro e trabalhar com cooperação na equipe e em dupla.


Nenhum comentário:

Postar um comentário